1. Antecedentes da Delegação Provincial do ICS – Niassa

We have the best instructors

Antes da sua institucionalização na província de Niassa, uma equipa de técnicos vinda da sede, no Maputo, instalou-se na então futura cidade de Unango, no distrito de Sanga, em 1980, tendo montado um centro comunitário de comunicação.

O centro compunha como equipamento: 1 gerador de energia eléctrica; 1 reprodutor de cassete; 1 gira disco; 1 receptor (rádio portátil); 4 amplificadores; 4 colunas de som; 1 projector de cinema; 1 gravador; 2 microfones; 1 tela gigante; 4 autofalantes.

Do impacto (positivo) que as actividades de mobilização social trouxeram na mudança social e comportamental das comunidades locais abrangidas (bairros circundantes ao centro de comunicação de Unango) foram criadas réplicas de centros de comunicação no distrito de Mavago, na cidade de Lichinga (bairros de Matama e Chiuaula) e no distrito do Lago (na vila de Metangula), sendo que a coordenação destes era feita a partir do centro de comunicação de Unango.

A demanda social pelas actividades dos centros trouxe a necessidade de criar uma sede, na cidade de Lichinga, por onde as acções de mobilização social deviam ser delineadas. Foi daí que, em Maio de 1982, o Governo Provincial cedeu um dos apartamentos do nacionalizado Prédio da Radio Moçambique (RM), sita na Av. Samora Machel, onde funcionou a Delegação do ICS até 1994, então com 2 funcionários: Martins Cumbane (ainda no activo) e Arlindo Cossa (falecido).

Paralelamente ao escritório do Prédio da RM, o ICS tinha uma gráfica nas instalações da actual Pastelaria Maria, igualmente localizada na Av. Samora Machel.

Havendo necessidade de unir os dois escritórios do ICS – o da mobilização social e o da gráfica – houve, em 1994, a troca de chaves entre o ICS, então proprietário das instalações da gráfica e um comerciante, então proprietário das actuais instalações da Delegação do ICS, em virtude desta localizar-se numa área desfavorável as atividades comerciais.

Actividades que realiza

o Produção de vídeos temáticos educativos, cartazes e folhetos;

o Mobilização social através de unidades móveis;

o Produção e difusão de programas radiofónicos;

o Produção de programa televisivo (canal zero) transmitido pela TVM;

o Boletim informativo de periodicidade quinzenal – Umboni;

o Redacção de textos temáticos para o Jornal O Campo (comparticipação);

o Produção do programa Campo e Desenvolvimento transmitido através da Rádio Nacional Educativa a partir do ICS/Sede;

o Produção do Programa A Voz da Comunidade transmitido através da antena nacional no Emissor Provincial da Rádio Moçambique e;

o Redacção de Textos Temáticos Distrito em Foco para a página do ICS no Jornal Notícias.

1.2 Actualidade da Delegação Provincial do ICS – Niassa

Herdeira do historial anterior, a Delegação Provincial do ICS – Niassa é um órgão de comunicação social com o mandato de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades através de programas de Informação, Educação e comunicação (IEC), no cumprimento de programas de desenvolvimento do País.

Actualmente, as instalações da Delegação Provincial do Instituto de Comunicação Social de Niassa localizam-se na Avenida Julius Nyerere, cidade de Lichinga.

Contacto telefónico: 27120633;

Correio electrónico: niassaics@gmail.com.