As más condições geológicas do distrito de Madlakazi, na província de Gaza, continuam a levar os moradores a percorrerem longas distâncias à procura de água potável.

A situação é mais grave nas zonas de Muchenguetava, Guezani, Mutchisse, Mutane, Hanhane e nalgumas regiões do posto administrativo de Chidenguele, onde a população chega a percorrer quatro quilómetros à busca de água.

O director do Serviço Distrital das Infra-estruturas e Planeamento (SDPI) de Mandlakazi, Plauto Bila, conta que um dos factores que influencia negativamente o acesso à água no distrito é a dispersão das residências. “Isso torna difícil marcar um ponto de convergência que permita a construção de Infra-estruturas sociais para beneficiar a todos de uma única vez” – explicou a fonte adicionando – “O governo, em parceria com Fundo Nacional de Energia (FUNAE), está a trabalhar na mobilização das comunidades no sentido de se organizarem para facilitar o Executivo, no que diz respeito à provisão dos serviços básicos”, explicou Bila.

Segundo o director, neste momento, Mandlakazi conta com 370 fontes dispersas equipadas com bombas manuais, das quais 300 estão operacionais. O distrito tem também um total de 84 sistemas de abastecimento de água, dos quais 78 estão operacionais, o correspondente à uma taxa de 70 porcento de cobertura para um universo de 21 mil e 142 famílias.

Dados indicam que, em 2021, foram construídos em Mandlakazi três sistemas multifuncionais de abastecimento de água nas localidades de Chilatanhane, Chibulho e no Posto Administrativo de Chidenguele, financiados pelo FUNAE e pela Direcção Provincial das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos.

Para o ano de 2022, Mandlakazi planificou a construção de mais 15 furos com bombas manuais e a manutenção de outros seis.