A garantia foi dada esta quarta-feira (21/09) pelo secretário-geral, Roque Silva, durante a conferência de imprensa concedida aos órgãos de comunicação social na sede do Partido, na cidade da Matola.

O congresso vai decorrer de 23 a 28 de Setembro do ano em curso e tem como agenda fundamental discutir a proposta de revisão dos estatutos de modo a adequar a dinâmica actual do Partido, a eleição do comité central, eleição dos órgãos do congresso, análise e aprovação do Programa do partido para os próximos cinco anos. “Vamos também analisar a introdução de algumas inovações que irão nos permitir valorizar aqueles que representam o património histórico da Frelimo” realçou Roque Silva.

Roque Silva informou que o congresso vai envolver cerca de dois mil participantes, dos quais cerca de mil e 500 serão delegados e 500 convidados. “Destes convidados queremos destacar, 24 partidos da oposição e outros convidados estrangeiros”, disse o secretário-geral.

Questionado se o partido já tem candidatos para a presidência deste a ser eleito durante o congresso, Roque Silva disse que a principal aposta é Felipe Nyusi, o actual presidente da República de Moçambique.

O secretário-geral parabenizou os membros e militantes da Frelimo pelo grande movimento de recolha de contribuições que permitiram melhorar as infra-estruturas do Partido e a garantia de todas as condições logísticas que suportarão o congresso. “Sabemos que o País está a viver momentos difíceis por causa da crise, mas, sentimos uma participação activa dos membros militantes e simpatizantes do partido que, de forma activa e bastante empenhada, tem vindo a se comportar em todo o processo de preparação do congresso, num ambiente de profunda coesão e união”, concluiu o interlocutor.

 

Texto e foto: Hortência Nhanombe