A directora-geral do Instituto de Comunicação Social, Fárida Abdula, exigiu dos quadros do Instituto de Comunicação Social (ICS) mais dinamismo e espírito de patriotismo no exercício das suas funções e, por via disso, fazer da instituição uma referência na consolidação da informação educativa no país.

Fárida Abdula fez a exigência durante a cerimónia de tomada de posse de 25 funcionários do ICS na delegação provincial do Niassa, dos quais chefes de departamentos e de repartições provinciais e distritais, estes últimos das 9 rádios em funcionamento nos distritos de Mandimba, Marrupa, Metarica, Nipepe, Mecula, Mavago, Majune, Sanga e Chimbunila.

Após ter acompanhado o juramento dos empossados que se comprometeram em servir fielmente o Estado e a pátria moçambicana, Fárida Abdula colocou o desafio de se trabalhar com foco para a consolidação do patriotismo nas comunidades. “Temos de criar programas juntamente com as autoridades dos distritos para falarmos da nossa Pátria, da paz e da unidade nacional”, exortou a interlocutora.

Mesmo com a presente exiguidade de meios de trabalho que a sua instituição enfrenta, a responsável do ICS encorajou aos profissionais a levantarem a cabeça e trabalhar com os poucos meios que têm no sentido de continuar a difundir informações educativas, com destaque para a prevenção da COVID-19 e combate ao terrorismo.

Fárida Abdula informou que a nível da sede do ICS, esforços estão a ser empreendidos para angariar parcerias que contribuam para o crescimento da Instituição e expansão da rede de rádios comunitárias, incluindo melhorias a nível das redacções e estúdios das delegações provinciais.

A directora-geral avançou que, para a província do Niassa, há uma “luz verde” para a instalação, a breve trecho, de uma estação emissora no distrito de Cuamba, o segundo maior centro urbano da província.

Cuamba é neste momento a nossa prioridade. Assinamos um memorando com a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e juntos estamos a trabalhar no sentido de conseguir mais parcerias”, concluiu Fárida Abdula.