O sector da saúde a nível do distrito de Mandlakazi, na província Gaza, mostra-se preocupado com aumento de doenças oculares, sobretudo o glaucoma e a catarata, esta última que tem sido uma das maiores causas de cegueira a nível daquela região e no país em geral.

Segundo o técnico de oftalmologia no Hospital Rural de Mandlakazi, Porfílio José Bambo a catarata é a doença que mais causa cegueira naquele distrito, sendo ela caracterizada pela opacidade do cristalino, onde a lente do olho fica opaca, reduzindo assim a capacidade de visualização.
Bambo referiu ainda que a área da oftalmologia registou 711 casos da catarata em 2021 e no primeiro trimestre do presente ano, tendo-se operado trinta e uma pessoas e cinquenta e oito doentes estão na fila de espera para a operação.
“A primeira causa da catarata é a idade, a debilitação do cristalino, como também os traumas causados por agressões físicas e acidentes, mas tem também a catarata congénita, a menos comum que é aquela que o individuo nasce com ela. É necessário colocarmos óculos de sol. O clima quente influencia o desenvolvimento da catarata. Ao se fazer na viatura é recomendável usar o cinto de segurança para evitar traumas em caso de impactos”, explicou o oftalmologista.
Quanto ao glaucoma, de acordo com Bambo foram arrolados 110 casos, esta doença caracteriza-se pela tensão alta do olho e ela não tem cura, as suas principais causas têm sido a deformidade do olho, doenças sistémicas como a diabetes e HIV-SIDA, mas tem a glaucoma congénita que é aquela que nasce com o individuo.
“O glaucoma congénito é uma doença silenciosa e de difícil disgnóstico. Os pacientes chegam já com 25 ou 50 porcento da vista afectada. É necessário que tenhamos o costume de fazer check up, como também o uso de óculos”, explicou o técnico de oftalmologia de Mandlakazi.
Bambo denuncia que há um certo tabu em algumas pessoas, pois pensam que quem põe óculos está bem financeiramente ou é inteligente. “As poeiras provocam muitos problemas oculares. Na nossa juventude não tivemos o costume de usar óculos de vista ou de protecção. Devemos ainda , consumir alimentos ricos em vitamina A como a batata doce”, explicou o técnico de oftalmologia de Mandlakazi.