O Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Chemba, na província de Sofala, acaba de reintegrar, em diversas unidades de ensino, nove raparigas de entre 16 e 21 anos de idade que estavam sujeitas a casamentos prematuros e uniões forçadas.

O resumo das principais incidências de Sofala indica: em Marromeu, alunos abandonam escolas; em Marínguè, jovens ganham bolsas de estudo; em Nhamatanda, falta água potável, mulheres beneficiam de serviços de cancro de mama, enquanto o Clube dos Professores está a melhorar as habilidades de leitura das crianças das comunidades locais.

Este é o primeiro grupo das 36 raparigas que o governo está à procura. As meninas abandonaram a escola durante o primeiro trimestre do presente ano. Acredita-se que outras raparigas também estejam envolvidas em uniões prematuras forçadas e há também possibilidade de que algumas das raparigas tenham sido forçadas a parar de estudar porque os pais ou encarregados de educação mudaram-se para outras comunidades, tais como as margens do rio Zambeze, à procura de melhores solos para a prática de agricultura.

Dados do director do SDEJT de Chemba, Abdul Bunia, indicam que, este ano, o distrito inscreveu, em todos subsistemas de ensino, pelo menos 27 mil e 288 alunos de ambos os sexos. Deste número, 12 mil e 799 são raparigas. “No programa de alfabetização e educação de adultos (AEA), alfa rádio e regular, foram inscritos mil e 109 alfabetizandos, dos quais 369 são raparigas”, informou Abdul Bunia.

Em 2021, um total de 136 raparigas abandonou a escola em Chemba. Entre os motivos, encontra-se a necessidade de os pais e encarregados de educação perseguirem zonas com melhores condições de prática da agricultura. Para reverter o cenário, a Repartição do Ensino Geral no SDEJT de Chemba está a implementar um programa focado no género com vista à retenção da rapariga na escola. “Com este programa, os nossos técnicos andam nas escolas das comunidades a promover palestras, formação de núcleo de género e divulgar mensagens sobre desvantagens de casamentos prematuros e uniões forçadas” – disse Abdul Bunia concluindo – “Estamos também a envidar esforços de modo a conseguir projectos que apoiem a rapariga com uniforme escolar à semelhança dos outros distritos”.

Mais alunos abandonam escola em Marromeu

O sector da educação em Marromeu, na província de Sofala, está preocupado com casos de desistência escolar.
Só em em 2021, foram registadas 660 desistências, representando uma subida em 1.7 porcento, comparativamente ao ano de 2020. Os dados foram tornados públicos durante a reunião distrital de planificação do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Marromeu.

Grande parte dos alunos que deixaram de estudar e, em consequência, perderam o ano lectivo, é composta por raparigas. Segundo o director do SDEJT de Marromeu, Felizardo Sunza, dos 660, as raparigas que desistiram de estudar perfazem 293. “Aliás, os dados mais recentes indicam que, no global, a desistência escolar no nosso distrito aumentou de 0,4% para 2,6%, o que nos deixa preocupados, pois o facto retarda o desenvolvimento humano não só do distrito como também do país em geral”, manifestou Felizardo Sunza sugerindo que os gestores das escolas de Marromeu devem promover acções juntos dos membros de Conselhos das Escolas e pais e encarregados de educação, no sentido de reter o aluno no sistema de ensino e aprendizagem.
Segundo Felizardo Sunza as desistências escolares em Marromeu têm como factores principais doenças, gravidezes precoces, mudança de residência, bem como uniões prematuras. “Continuemos a mobilizar as lideranças comunitárias a trabalhar de forma que haja a permanência da criança no ensino”, recomendou a fonte.

Para o presente ano lectivo, o distrito de Marromeu matriculou um universo de 60 mil e 67 alunos, dos 63 mil e 335 planificados, o que representa uma realização de 94 porcento e um incremento em 4 porcento, comparativamente ao ano escolar 2021, onde foram matriculados 57 mil e 304 alunos. O distrito de Marromeu tem 73 escolas públicas, três das quais do ensino secundário geral.

Clube dos Professores melhora habilidades de leitura em crianças de Nhamatanda

Um total de 90 professores integrados no projecto Clube dos Professores está a ajudar a ler e escrever a centenas de crianças das localidades de Bebedo, Nhampoca e Matenga, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.

Criado em 2019 pelo Parque Nacional da Gorongosa, o Clube de Professores é um projecto que visa capacitar os professores do primeiro ciclo de aprendizagem, para dotá-los de conhecimentos adicionais sobre leitura e escrita nas classes iniciais, bem como sobre a produção de material didático para leccionação de aulas para crianças do ensino primário, especialmente os da primeira à terceira classes.

Segundo Sérgio Quembo, director do Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia de Nhamatanda, o projecto é muito “bem-vindo” e está a tornar-se um sucesso. “Avaliamos o projecto como de sucesso porque grande parte dos alunos das nossas escolas já sabem ler e escrever” – disse Sérgio Quembo acrescentando – “o Parque apoia na capacitação dos professores do primeiro ciclo e faz a avaliação dos alunos de modo a apurar se os mesmos estão a assimilar as matérias lecionadas, como forma de monitoria da capacitação que é feita para os professores”.

A produção do material didáctico é feita em colaboração com técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.“Fizemos uma avaliação conjunta no ano passado, onde produzimos pequenos textos para testar a capacidade de leitura e escrita dos alunos destes níveis do primeiro ciclo. No trabalho feito de avaliação, notou-se uma evolução quando comparado ao outro período em que não havia este projecto. Hoje, mais de 70 porcento dos alunos ora avaliados, já sabem ler e escrever”, acrescentou Quembo informando que, para 2022, o sector da Educação em Nhamatanda inscreveu 78 mil e 60 alunos do ensino primário e 12 mil e 52 do Ensino Secundário.

Jovens em Marínguè ganham bolsas de estudo

Quatro jovens do distrito de Marínguè, na província de Sofala, beneficiaram-se recentemente de bolsas de estudo para o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), na Cidade da Beira, após terem vencido concursos públicos nas suas comunidades de origem.

A informação foi tornada pública pelo director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, Matias Lole, segundo o qual a atribuição das bolsas de estudos surge no âmbito do projecto “Meu kit, Meu emprego”. “Durante a formação dos jovens, as despesas de logística, alojamento e alimentação foram suportadas pelo Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Marínguè”, disse Matias Lole.

Provenientes de Marínguè-Sede, Canxixe e Nhamapaza, os jovens foram formados e, finda a formação, receberam kits contendo instrumentos para autoemprego na área de canalização. “Temos informação de que todos os jovens já estão integrados no mercado do emprego e conseguem realizar a actividade na qual foram formados”, garantiu a fonte.

Ainda segundo Matias Lole, para 2022, mais seis bolsas de estudo serão atribuídas aos jovens de Marínguè, para fazerem formação em Serralharia e Electricidade. Os cursos serão ministrados no distrito de Caia. “Vamos adicionalmente contratar 30 jovens, 20 dos quais serão mentoras e 10 facilitadores. Estes deverão ser distribuídos nas cinco localidades que compõem o nosso distrito”, acrescentou Matias Lole.

Jofesse Gumba é um dos jovens beneficiários da formação em Canalização. Após a sua formação na Cidade da Beira, foi imediatamente contratado pelo Parque Nacional de Gorongosa para formar os outros jovens na área de canalização. “Sinto-me muito agradecido pela oportunidade que me foi dada em ser formado e posteriormente formar outros jovens na mesma área”, concluiu Jofesse Gumba.

Cresce número de candidatos a professor em Sofala

Os institutos de formação de professores da província de Sofala, matricularam, no presente ano lectivo, um total de mil e 845 candidatos, contra os 982 inscritos em 2021, representando um crescimento em 18 porcento.

Falando após a VIII Sessão Ordinária do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, o porta-voz Octávio Chicoco assegurou que o crescimento no número de candidatos à professor resulta da instalação dos institutos de formação de professores de Inhamizua, Inhaminga e EPF, assim como de matrícula de estudantes externos, sem deixar de lado as campanhas de repescagem de suplentes.

Durante a Sessão, foram tornadas públicos vários dados sobre o desenvolvimento da educação em Sofala. Octávio Chicoco informou que, este ano, devido aos novos ingressos no ensino a distância, o efectivo de estudantes do ensino superior em Sofala subiu ligeiramente. “A província conta, em 2022, com um universo de 158 formadores e 87 funcionários não docentes. O efectivo de estudantes do ensino superior em 2022 registou um crescimento de dois porcento quando comparado com igual de 2021. Naquele ano, matriculamos 25 mil e 410 estudantes e, este ano, o total de matriculados foi de 25 mil e 845”, informou a fonte.
Na senda da melhoria da qualidade de educação em Sofala, a província parou de leccionar alguns cursos e introduziu novos. “Em 2022, foram descontinuados os cursos de Ciências Naturais na UniZambeze, Economias e Gestão de Empresas, Engenharia Electrónica e Engenharia de Sistemas e Telecomunicações, na universidade Jean Piaget. Entretanto, foram incluídos novos cursos, sendo o doutoramento em Direito e Cirurgia. Incluímos também nove cursos de licenciatura e quatro de mestrado. Na Jean Piaget, existe adicionalmente um processo de acreditação de outros novos cursos”, informou a fonte.

Dados também fornecidos por Octávio Chicoco indicam que, no ensino técnico profissional, o efectivo escolar para 2022, situa-se em nove mil e 244 matriculados, contra os sete mil e 501 de 2021. No presente ano, o ensino técnico profissional conta com 467 formadores a tempo inteiro, contra 450 do ano passado.

Para melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, o sector de educação em Sofala, está a pensar em implementar novos modelos do curso de formação de professores, nomeadamente décima segunda classe mais um e mais três anos, assim como se pretende contratar mais docentes com nível de doutoramento, equipar as bibliotecas e salas de informática, assim como massificar o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Necessários mais de 500 furos de água para comunidades em Nhamatanda

O distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, está a precisar de pelo menos 588 furos de água para satisfazer as necessidades dos cerca de 330 mil habitantes distribuídos em várias comunidades.

A cobertura de água em Nhamatanda está na ordem dos 57 porcento. O distrito tem 513 furos de água, dos quais 23 são pequenos sistemas. Outros 25 sistemas encontram-se avariados. Em 2021, o UNICEF e seus parceiros financiaram a construção de 15 furos de água no distrito, o que minimizou o sofrimento de alguns residentes, mas estes ainda precisam de mais água.

O director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SPPI) de Nhamatanda, Nelson Nensa, acredita que a falta de água naquele distrito está a minimizar-se. “A situação está controlada, apesar de não termos a cobertura em 100 porcento. A nossa cobertura este ano situa-se em 57 porcento e, em 2021, estávamos nos 52.8 porcentos. Os dados mostram melhoria no fornecimento de água à população” – disse Nelson Nensa acrescentando – “Aqui no distrito, um furo está para 300 pessoas. Para darmos água a toda a população, precisaríamos de pelo menos mais 588 furos”.

Há uma boa nova para a população de Nhamatanda. Este ano, o Governo, com apoio financeiro do UNICEF, vai construir dez furos de água nas localidades de Macorococho, Siluvo, Lamego, Tica-Sede, Metuchira, Nhampoca e Chirassícua. Adicionalmente, serão construídos 11 sistemas de abastecimento de água para abastecer Matenga, Chirassícua, Chiro, Jasse Siluvo. “Estes sistemas terão três torneiras, com duas bicas cada, prefazendo 6 bicas. Como se vê, a preocupação do Governo distrital é ver as comunidades sem problemas de falta de água, tendo em conta que sem água não há vida”, concluiu Nelson Nensa.

Desnutrição crónica

As localidades de Metuchira, Siluvo, Chirassícua e os postos administrativos de Tica e vila-sede do distrito de Nhamatanda, na província de Tete, estão apreensivas com o aumento de casos de desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos de idade.
De acordo com o técnico de nutrição e supervisor distrital de nutrição em Nhamatanda, Edson Bonde. A nível da província, o distrito de Nhamatanda tem uma taxa global de 36.9 porcento de casos de desnutrição crónica aguda. “O último inquérito de desnutrição, realizado após a passagem do Ciclone Idai, indica que, em Nhamatanda, cerca de três por cento das crianças dos zero aos cinco anos de idade têm desnutrição crónica e aguda”, disse Edson Bonde.

Sabe-se que, para inverter o cenário, o governo está a implementar o projecto de Tratamento da Desnutrição na Comunidade (TDC), através do qual as comunidades são ensinadas as boas maneiras de preparação de alimentos para crianças. “Este pacote visa também o rastreio, promoção e divulgação das boas práticas de consumo alimentar, no sentido de reduzir a desnutrição e aproximar o tratamento à comunidade que se encontra distante das unidades sanitárias”, disse Edson Bonde.

Centena de mulheres beneficiam de serviços de cancro de mama

Desde a sua instalação em Setembro de 2021, os serviços de de rastreio de cancro de mama no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, já atenderam pelo menos 100 mulheres.

Segundo o médico-chefe distrital em Nhamatanda, Miquitaio Torres, o número representa sucesso na actuação do sector da saúde. “Estamos a conseguir muito sucesso nestes primeiros quatro meses em que os serviços vêm funcionando. Estamos a responder à demanda da população local, bem como a população dos distritos de Chibabava, Búzi, Marínguè e Gorongosa. Fazemos isso porque todos necessitam dos serviços de rastreio do cancro da mama”, contou Miquitaio Torres.

Informações indicam que a Direcção Provincial da Saúde de Sofala faz supervisão regular dos serviços de rastreio do cancro da mama para garantir que a população tenha um atendimento cada vez mais melhorado.