O livro com o título ”Descobre os teus Super Poderes” da escritora moçambicana Gladys Gande, lançado em 2021, em Moçambique, Angola e Brasil, por via online devido à pandemia da Covid-19, retrata os poderes intelectuais da camada infanto-juvenil com idades entre 7 e 13 anos.

Segundo a autora, a obra tem como objectivos orientar o desenvolvimento de autoconfiança, planeamento, organização, responsabilidade, equilíbrio emocional, serviço e preocupação com o próximo, uma vez que nosso modelo de ensino tradicional está mais voltado as questões científicas, e dalguma forma ignora os aspectos comportamentais e emocionais que são bastante importantes.

Gladys Gande afirma que a decisão de escrever livros para crianças é por acreditar que cada um de nós, sem nenhuma exclusão tem super poderes. Alguns só precisam descobrir ou pôr em prática, devendo-se começar a impulsionar a mente humana desde a tenra idade.

” A questão central é lembrar que todos os nossos sonhos são possíveis, e só dependem de cada um. E para tal, devemos nos dedicar à eles e dalguma forma estimular as pessoas especialmente as crianças, a pensarem em como realizar os seus sonhos e contribuírem para a sociedade onde está inserida”, contou a autora.
Entretanto, a autora diz que gosta de crianças devido ao entusiasmo, lealdade, pureza e forte vontade de descobrir o desconhecido que elas apresentam, o título “Descobre os teus super poderes” é um convite ao público infanto-juvenil a se preparar para a vida de forma assertiva.

“Sou apaixonada pelas crianças e pela melhoria de personalidade humana, este livro possui 65 páginas, levou dois anos para a sua publicação, apresenta de forma simples e descontraída, actividades que ajudam a criança a extrair os poderes em si, poderes esses, que são difíceis de descobrir na escola”. Rematou .
Ainda de acordo com a escritora, os seres humanos possuem poderes que a educação formal não consegue despertar, daí a necessidade de uma serie de actividades que poderão ajudar no processo de descoberta dos poderes.

” Eu penso que as pessoas, nós seres humanos, crescemos, somos educados sem uma noção sobre qual é o nosso pleno potencial. Portanto temos pouco uso dele, porque o nosso sistema de educação é muito orientado para o ensino de Português, Matemática, Química, Economia, etc”, disse Gande Gande
Acrescentando que, depois quando saímos da escola ou da faculdade, a vida nos cobra outro tipo de qualidades e capacidades que a gente só consegue se tem um autocontrolo, e capacidade diferente de fazer as coisas.

Gladys Gande, contou ainda que escreveu o livro porque gosta de mudanças e pretende ajudar aos outros a alcançar essas melhorias no seu ser, ” gosto de me apresentar como uma humana, que está preocupada em si transformar e, no meu processo de transformação e melhoria da pessoa que eu sou, de alguma forma, contribuir para ajudar aos outros a se transformarem, melhorar e a se tornarem seres humanos melhores”, disse.

Gande Gande, acrescenta ainda que este livro tanto no Brasil, Angola, como em Moçambique a aceitação do público está a ser positiva, pelo facto de existirem poucos conteúdos do género e para o público infanto-juvenil, faz com que a adesão seja maior.

“Não estava a espera de tanto, o livro só tem um ano e para além de estar em Moçambique (Maputo, Beira, Nampula Nacala e Quelimane, está também no Brasil e em Angola. Brevemente estará em Portugal, para além de estar em todo mundo através de plataformas digitais), e deste modo, o livro já faz parte do currículo extracurricular dalgumas instituições de ensino no território nacional, ” disse a autora.

Falando de projectos futuros, nesta área infantil, a autora contou que, pelo facto das crianças serem o futuro de qualquer nação, o livro trás consigo uma iniciativa que se chama “clube dos Super poderes” que visa dar a oportunidade aos detentores do livro, de poderem ser acompanhados na sua jornada de descoberta dos super poderes, consolidar os conteúdos do livro e partilhar experiências.