O governo insta as rádios e televisões comunitárias do Instituto de Comunicação Social (ICS) a educar as comunidades rurais através dos seus meios multimédias, para que estas participem activamente no desenvolvimento local e na consolidação da paz, democracia e unidade nacional.

O apelo foi dado durante A IV Reunião Nacional dos Coordenadores das Rádios e Televisões Comunitárias do ICS, realizada em Abril do ano em curso na província de Sofala e teve como lema “Comunicando para o Desenvolvimento”.

Segundo a Secretária de Estado (SE) na província de Sofala, Stella Pinto Novo Zeca, no Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020/24 está patente como quarto objectivo do executivo nacional assegurar os serviços de comunicação social e informar com qualidade, por isso desafiou ao ICS a expandir a rede de rádios e televisões comunitárias para as zonas rurais.

“Encaramos as rádios e televisões comunitárias como sendo um instrumento de participação inclusiva das comunidades, tendo em conta a inserção num mundo cada vez mais globalizado”, disse Stella Zeca, tendo adicionado que a programação do ICS reflecte os anseios das comunidades, daí que os fazedores das rádios comunitárias são na sua maioria moradores da comunidade onde estão inseridas, dominam a língua local, os hábitos culturais e os seus costumes.
A SE em Sofala explicou que 75 porcento da população moçambicana é informada através destes meios de comunicação social, visto que tornam a informação mais acessível ao cidadão, mas também através delas as comunidades participam activamente no desenvolvimento social.
“É sabido que o nosso país, é vulnerável às calamidades naturais, e o ICS, através dos seus multimeios de Comunicação Social, nomeadamente, as rádios comunitárias, as unidades móveis de mobilização social, entre outros, têm estado a divulgar mensagens para alertar a população para à prevenção do impacto negativo das calamidades”, explicou a Secretária de Estado lembrando que, durante o ano de 2021 o ICS em Sofala realizou a difusão de 300 mensagens educativas através de unidades móveis, para além de mais de 120 spots educativos nas rádios comunitárias abrangendo cerca de 659 mil famílias.

Stella Zeca desafiou o ICS no sentido de ser referência incomparável de criatividade, inovação e reinvenção, pois, desta forma poderá ser sustentável, deve ainda abraçar a competitividade e adequar-se ao evoluir dos tempos.

Por sua vez a Directora dos Serviços Centrais de Produção do ICS, Aissa Ali David, frisou que a instituição tem como desafio melhorar os equipamentos das várias plataformas de comunicação, bem como a harmonização de grelhas de programação, conteúdos, visto que o ICS tem recebido nos últimos dias rádios das associações, daí que há toda a necessidade das mesmas conhecer a política editorial que regula do Instituto de Comunicação Social.

ICS deve apoiar governos distritais

Ainda na IV Reunião Nacional dos Coordenadores das Rádios e Televisões Comunitária do ICS, a Secretária do Estado da província de Sofala, Stella Pinto Novo Zeca, pediu que o ICS apoiasse os governos distritais na disseminação de informação para o desenvolvimento, divulgando as acções ou realizações dos governos locais, no âmbito da prestação de contas.

A Secretária do Estado instou também ao ICS a não deixar ninguém para trás, por isso deve exercer sempre melhor o seu papel de disseminar informação e formação das comunidades, isto num ambiente mais aberto através dos multimeios como o programa televisivo o Canal-Zero, programa radiofónico “Campo e Desenvolvimento, jornal “O Campo”, rádios comunitárias, e as unidades móveis de mobilização social.
De acordo com a Secretária do Estado, na província de Sofala o governo entende que as Rádios Comunitárias (RCs) têm um grande contributo no processo de desenvolvimento, daí que vai continuar a apoiar estes meios importantes para o desenvolvimento das comunidades, o que vai tornar os objectivos do ICS cada vez mais visíveis.