O consultor do Instituto de Comunicação Social (ICS), professor Eduardo Sitoe, colocou um desafio esta manhã (20/07) ao Instituto de Comunicação Social (ICS) no sentido de priorizar a sua actuação em cinco áreas essenciais para prossecução dos objectivos de desenvolvimento de Moçambique.

O desafio foi colocado durante o vigésimo sexto (XXVI) Conselho coordenador do ICS, que decorre sob o lema “ICS, 45 anos por uma comunicação social inclusiva, promovendo a paz, unidade nacional e o desenvolvimento das comunidades”.

Com moderação da directora-geral do ICS, Fárida Costa, a sessão desta manhã identificou como indispensáveis as áreas de Saúde, Educação, Agricultura, Estilos de Vida e o Legado das Gerações Passadas.

Para Eduardo Sitoe, na área da Saúde, o ICS deve trabalhar na produção de informação para a prevenção e controlo de doenças. Na área da Educação, são é necessidade primária a retenção das crianças, com enfoque particular na rapariga, e a alfabetização de adultos. Na área da Agricultura  e Desenvolvimento Rural, a produção de conteúdos do ICS poderá focar-se na extensão agrária e rural, no sentido de promover e divulgar, junto aos agricultores familiares, técnicas e práticas inerentes à agricultura moderna.

Enquanto isso, no domínio dos “Estilos de Vida”, a instituição é desafiada a contribuir para a descontinuidade de costumes, tradições e hábitos que são nocivos ao desenvolvimento humano e social. A outra área relevante para o ICS é o domínio transversal de “Lutar por Moçambique”. “Fazer de cada local, cada comunidade, parte integrante do projecto do Moçambique que as gerações anteriores nos legaram e que temos o desafio de robustecer e levar avante”, concluiu o orador.