Quinze jovens do distrito de Lim­popo, na Província de Gaza, beneficiaram recentemente de um financiamento do Fundo de Apoio das Iniciativas Juvenis (FAIJ), para desenvolverem projectos de geração de renda nas áreas de pecuária, agricultura e turismo, com objectivo de ga­rantir a produção de bens e serviços para as comunidades locais,

O FAIJ é um programa da Secretaria do Estado, Juventu­de e Emprego (SEJE). Com este financiamento, SEJE quer impulsionar a redução de importação de produtos que são cultiváveis a nível local.

A cerimónia de entrega dos cheques para o arranque dos projectos juvenis foi orientada pelo Secretário de Estado em Gaza, Amosse Ma­camo, na presença do director-geral do Ins­tituto Nacional da Juventude (INJ), Johane Muabsa, do representante do Banco Comercial de Investi­mento (BCI), Jeremias Langa, e outras personalidades.

Discursando no evento, Amosse Macamo ape­lou aos beneficiários para aplicarem o valor recebido de maneira sábia e na execução dos projectos aprova­dos, de modo a produzirem resultados al­mejados e honrar com o com­promisso do reembolso, uma vez que o dinheiro investido deverá beneficiar outros jovens com outros projectos. “O Estado não está a distribuir dinheiro, mas sim a criar oportunidade para os jovens, por isso, devem reembolsar o valor”, alertou Amosse Macamo adicionando que, com a implementação dos projectos juvenis, perspectiva-se um crescimento e desenvolvimento da área industrial na província.

Por seu turno, o director-geral do INJ, Johane Muabsa, recordou aos presentes na cerimónia que, na edição 2021, o governo de Moçam­bique disponibilizou um total de 33 milhões e 300 mil meticais e, do valor, cada província rece­beu mais de oito milhões, dos quais cerca de um milhão e 600 mil meticais foram encaminhados em cada distrito beneficiário.

O interlocutor afirmou ainda que de um total de quatro mil e nove candidatos foram aprovados. Adicionalmente, já foram finan­ciados cerca de 300 projectos das províncias de Niassa, Tete, Gaza e Inhambane. “Aos jovens cujos projecto ainda não foram aprovados, melhorem esses projectos de modo a submeterem nas próximas oportunidades”, aconselhou Johane Muabsa informando que o programa incide sobre projectos de geração de renda através dos quais se pode criar mais postos de emprego e auto-emprego, desenvolver a postura de ges­tão de poupança, bem como promover a participação dos jovens no desenvolvimento dos distritos.

Na mesma ocasião, o representante BCI, Jeremias Langa, contou que o acto resulta da assina­tura de um memorando de entendimento cujo objectivo é oferecer crédito como estratégia de busca de soluções em produtos e serviços especiais para os beneficiários interessados em aderir a inicia­tivas por via de financiamento.

“Continuem fiéis com os projectos traçados, de modo a gerar receitas, o que vai permitir cum­prir com o pagamento da dívida ao Banco. O mais importante, não confundam as receitas com lucros”, aconselhou Jeremias Langa aos jovens beneficiários.

Amade Carimo, um dos beneficiários, apresentou o seu Projecto de Produção de Frangos, que foi financiado em cerca de 73 mil meticais. O jovem entende que vai desenvolver a actividade para minimizar a procura de frango no distrito de Limpopo, concretamente na lo­calidade de Muwawaze. “Quero expandir o negócio para outros pontos da província”, disse Amade Carimo.

Inês Dava, outra beneficiária, recebeu cerca de 125 mil meticais, a serem usados no seu projecto de de plantio de ananaseiros na comunidade de Mayimelane. “Perspectivo alcançar bons resultados que vão permitir com que reembolse o valor em tem­po útil. Como forma de reduzir o nível de desemprego na minha comunidade, planeio empregar algumas pessoas para auxiliar nas actividades”, contou Inês Dava.