O Secretário de estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim, lançou, na manhã desta segunda-feira (14/11), a campanha agrícola 2022/2023 com o lema “Agricultura sustentável 2022/2023 transformando vidas”, numa cerimónia que teve lugar no distrito municipal Kamubukwana, nos campos de cultivo da 2M.

Segundo Vicente Joaquim, a campanha agrária hoje lançada será à semelhança das duas anteriores, marcadas pela ocorrência do fenómeno meteorológico “La ninã”, o que indica, segundo previsões, um regime de chuva que vai satisfazer as necessidades hídricas das culturas em campo e um aumento de 5% nas produções da cidade de Maputo.

“Além disso, o crescimento é propiciado pelo investimento do governo na contratação de extensionistas, no número de 41 para a cidade de Maputo, assim como investimentos em insumos agrícolas e meios de produção”, disse Vicente Joaquim.

Durante o lançamento da campanha, o secretário de Estado procedeu à entrega de dois tractores agrícolas a membros das associações de agricultores do distrito Kamubukwana e reiterou que os meios devem servir a todas associações.

Entrega oficial dos tratores pelo secretário de estado da cidade de Maputo

O evento foi também marcado por uma feira onde foram expostos diversos produtos agrícolas provenientes dos campos de cultivo do distrito, algumas aves produzidas e sementes para produção de diversas culturas.

Expositores Durante Lançamento da Campanha Agrária 2022 2023

 

Texto: Felismina Mapatse

Fotos: Chahide Filipe