O distrito de Majune, localizado na região centro da província do Niassa, com pouco mais de 40 mil habitantes, dos quais 90 porcentro praticam agricultura, está a precisar de investidores que possam desenvolver o agro-processamento local, sobretudo da cultura do arroz. 

O potencial hidrográfico que o distrito apresenta tem contribuído para a existência de áreas com condições agro-ecológicas favoráveis para o incremento do cereal. Existem, na região, diversos rios com caudais permanentes, os quais fazem de Majune uma zona apetecível para a produção de culturas que necessitam de muita água, como é o caso do arroz. Trata-se dos rios Lugenda, Luambala, Luchimua, Locheci, Luangua e Lucuissi.

De acordo com o administrador do distrito, Victor Levene, boa parte da população tem produzido arroz em grande escala chegando a atingir, em média, mais de duas toneladas por família. Os números tendem a subir nos dias que correm, mercê da intervenção do programa SUSTENTA, que tem estado a apoiar os agricultores na abertura de mais áreas de produção. Actualmente, existem em Majune camponeses que possuem mais de 20 hectares de áreas para o cultivo do cereal.

O arroz cultivado no distrito é muito procurado por consumidores de dentro e fora da província do Niassa, devido à qualidade e aroma característico por este apresentado. Victor Levene sublinha que, por causa da maior procura, o arroz produzido e comercializado na época passada foi todo absorvido, sem, no entanto, suscitar a rotura de “stocks” nos celeiros dos camponeses, visto que estes retiveram quantidades suficientes para o consumo familiar. O administrador considera que o potencial agro-ecológico que Majune possui pode ser aproveitado através do agro-processamento, de modo a completar a cadeia de valor de produção.

Questionado se há condições suficientes para Majune acolher qualquer investidor vocacionado na produção e processamento do cereal, Levene assegurou haver mais de 300 mil hectares de área disponível para a efectivação de projectos de grande dimensão.

Neste momento, o distrito está a tentar encontrar fóruns apropriados para divulgar as suas potencialidades visando atrair investidores. “Por enquanto, não temos condições para organizar uma conferência de investidores cá em Majune, mas, neste momento, temos a garantia de participar da conferência que terá lugar no distrito do Lago. Estaremos lá para apresentar o nosso caderno de oportunidades e mostrar a potenciais investidores o que temos de melhor’’, concluiu.