Cerca de cinco mil alunos do distrito de Vanduzi, na província de Manica, vão deixar de estudar de baixo de árvores, com a conclusão das obras de construção de 36 novas salas de aula, com respectivo mobiliário, financiadas por parceiros e pelos governos provincial e do Japão.

A infraestrutura comporta catorze escolas do primeiro e segundo grau compostas por quatro blocos administrativos, um bloco multiuso, sala de informática, laboratório, um sistema de abastecimento da água e balneários.

Pelo menos cinco mil crianças que estudavam sentadas no chão, expostas ao sol, frio, ventos, poeira e chuvas passam a usufruir de condições de educação condigna.

O administrador de Vanduzi, João Amade, garantiu que esforços estão a ser criados junto de parceiros para a melhoria das condições do sector de educação para toda a província de Manica. “É nossa obrigação criar condições condignas para os alunos. Esforços estão sendo envidados para convencer mais parceiros para que estejam do nosso lado, para eliminar esta situação. As crianças precisam de ser ensinadas num bom ambiente, para que não haja desistências”, disse Amade.

Vanduzi é um distrito recém-criado, onde há falta de várias infra-estruturas básicas, tais como infra-estruturas para o funcionamento pleno daas instituições do Estado. A nível do sector da educação, as comunidades locais, usando o material precário de que dispõem, constroem elas mesmas as salas de aula para as suas crianças.