Com vista a reduzir o aumento de acidentes de viação em Chimoio, na província de Manica, um conjunto de moto-taxistas beneficiaram, em Fevereiro do ano em curso, de uma capacitação em matéria de código de estrada.

A iniciativa é promovida pela Associação dos Taxistas de Motas da Cidade de Chimoio (ATMCC) em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Chimoio (CMCC).

Os moto-taxistas adquiriram conhecimento básico sobre condução e conduta na via pública. Segundo o presidente da ATMCC, Neto Chiganda, só em 2021 a cidade de Chimoio registou 47 acidentes de viação, que resultaram em dez mortes e 37 feridos, facto que é “preocupante”.

É de louvar a iniciativa do CMCC de capacitar todos operadores de moto-táxi pois temos registado, com preocupação, acidentes envolvendo estes operadores. Em nossa análise, alguns dos acidentes podiam ser evitados e representam falta de conhecimento básico de conduta na via pública”, disse Chiganda.

O táxi de motorizada é, para muitas famílias de Chimoio, a maior fonte de receita e sustento. As autoridades entendem que a actividade precisa de ser executada com disciplina, a fim de garantir segurança para a vida dos usuários deste tipo de serviço.