O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, inaugurou em Fevereiro do ano em curso, no posto administrativo de N’gapa, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, um sistema  de energia solar orçado em mais de 140 milhões de meticais financiados pelo Fundo Nacional de Energia (FUNAE).

Com capacidade para 315 Megawatts, o novo sistema funciona com 920 painéis solares e contempla um gerador de reforço, para os dias que não haver boa luz. A Central de N’gapa tem capacidade para 800 ligações. Numa primeira fase, estará ligada a 400 famílias. Foi incluída, no projecto, a instalação de 150 candeeiros de iluminação pública e a energia também já foi expandida para instituições como escolas, hospitais e mercados.

O sistema vai beneficiar nove mil residentes de N’gapa e, segundo Filipe Nyusi, a infra-estrutura resulta do esforço empreendido no âmbito da política de acesso universal à energia segundo a qual, até 2030, todas as sedes dos postos administrativos deverão estar iluminadas.

A nossa governação está para desenvolver o País. Faz parte da nossa agenda prover energia a todos para contribuir na melhoria de condições de vida de cada cidadão. Está aqui a energia, limpa e amiga do ambiente. Estamos a eliminar progressivamente os sistemas de energia a diesel. A agenda do meu governo é só desenvolver. Esta energia deve produzir frangos, ovos, pão e irrigar os campos agrícolas para produzir comida e alimentar os grandes projectos económicas desta região de Cabo Delgado”, disse Filipe Nyusi.

Participaram da inauguração da central eléctrica a administradora de Mueda, o chefe do posto de de N’gapa, líderes comunitários, técnicos de hospitais e população no geral.

A administradora Aina Anza afirmou, no evento, que o novo sistema vai impulsionar o desenvolvimento económico do posto de N’gapa atraindo investidores para exploração do potencial turístico local e das terras húmidas para produção de cereais, tubérculos e hortícolas para alimentar o mercado local e da região. “Recomendo a população a manter intacta a infra-estrutura e explorar os solos férteis para produzir mais comida”, apelou Aina Anza.

Para o chefe do posto de N’gapa, Fabião Pandinco, vai ajudar na melhor conservação de  produtos alimentares, assim como vai atrair mais residentes para a área do empreendedorismo.

O líder comunitário Alfane  ndo por N’gamonas rurais,Chionda e o comerciante Tomás Armando reconhecem o esforço do governo na melhoria das condições de vida da população, apontando para realizações como a construção de escolas e introdução, este ano, do ensino secundário em N’gapa. A fontes também se referiram da construção da estrada que liga a Ponte da Unidade com a vila do distrito da Mueda, assim como a construção de centro de saúde e maternidade as obras do sistema de abastecimento de água potável.

Para o técnico de medicina preventiva do Centro de Saúde de N’gapa, Lucas Borges, com a chegada deste sistema de energia, a assistência a parturientes vai melhorar. “Antes acontecia com ajuda dos acompanhantes que eram obrigados a virem com lanterna ou telemóveis para reforçar a iluminação no momento de parto”, contou Lucas Borges.

As residentes Verónica Miguel e Terezinha Maguenda dizem que a construção do sistema de energia e a recente instalação do sistema de água vão minorar o sofrimento das mulheres residentes em N’gapa que, para além de transportar água para suas casas em longos percursos, eram obrigadas a carregar bidões de água para a maternidade do hospital local.

Inaugurada rede eléctrica de Ncumpe

Fevereiro foi um mês de realizações em Cabo Delgado. Para além do posto administrativo de N’gapa, o posto de Ncumpe, no distrito de Namuno, também ganhou uma fonte de energia eléctrica, inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, num projecto orçado em 91 milhões de Meticais desembolsados pelo Governo de Moçambique, no âmbito do Programa Quinquenal que prevê electrificar todos os postos administrativos até 2024.

Na inauguração da rede de Ncumpe, Nyusi afirmou que o Governo está comprometido com a expansão da rede eléctrica nacional como um dos pilares de desenvolvimento económico, que muito depende da construção de linhas de transporte e distribuição de energia.

Com a electrificação de Ncumpe, eleva-se para 39 o número de postos administrativos ligados à rede de energia eléctrica em Cabo Delgado, mas os outros 17 postos administrativos da província ainda estão às escuras.

No âmbito deste projecto, foram construídos 50 quilómetros de linha de média tensão e 30 quilómetros de rede de baixa tensão, foram montados 13 Postos de Transformação (PT), 300 candeeiros de iluminação pública, assim como foram ligados 61 novos consumidores de um total de mil e 500 planificados.

Para além do posto de Ncumpe-Sede, o projecto permitiu ligar a localidade de Nassúpia-Sede à rede eléctrica nacional. A energia está agora mais próxima de Machoca e Papai. Até Março de 2022, as obras de electrificação destas zonas terão arrancado.

Só em 2021, foram feitas 307 mil novas ligações, elevando a taxa de acesso nacional à energia, de 34 para 44 porcento, perspectivando-se que, até ao fim do ano em curso, 52 porcento (14 milhões e 500 pessoas) terá tenha energia em casa.