O Instituto Nacional do Mar (INAMAR) pretende fortificar a fiscalização e o controlo dos ecossistemas marinhos e costeiros para evitar poluição, descargas de lixo, assim como a utilização do espaço marinho para fins que prejudiquem os recursos pesqueiros.

Segundo o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, que falava no acto de empossamento do PCA do INAMAR, Isaías Elísio Mondlane, a instituição deve combater qualquer actividade que atente contra os recursos do mar, devendo fiscalizar e fazer cumprir as normas relativas à protecção dos ecossistemas, como também assegurar a sua exploração sustentável.

“Desejamos votos de muitos sucessos ao empossado nas novas funções que passa a assumir. Esperamos que prossiga com o processo de transformação do INAMAR, ora em curso, de modo a consolidar a sua organização e funcionamento no quadro das novas atribuições desta importante instituição’’, disse Maleiane.

O Primeiro-Ministro recomenda ao PCA para que paute pelo trabalho em equipa e desempenhe as suas funções em comunicação permanente com os seus colaboradores, devendo garantir uma gestão criteriosa dos recursos colocados à disposição da Instituição.

O empossado avançou que vai reunir com todos os trabalhadores e gestores do INAMAR para juntos trabalharem em três áreas principais, nomeadamente, ordenamento e administração do mar, segurança e inspecção marítima e preservação do ambiente marítimo.

Iremos trabalhar com diversas instituições que têm as suas actividades em contacto directo com o mar, como é o caso dos Transportes e Comunicações e do Ministério do Interior e Defesa. O nosso espaço marítimo é de 572 mil quilómetros quadrados e uma das nossas tarefas é fiscalizá-lo para que não haja nem a pesca ilegal nem a pirataria marítima’’, prometeu Isaías Mondlane.