A redução de volumes de água nos sistemas de Chudi e Chomba, devido à escassez de chuva, está a condicionar o abastecimento aos bairros da vila distrital de Mueda, na província de Cabo Delgado.

O delegado distrital do Fundo de Património e Abastecimento de Água (FIPAG), Lucas Hilário, conta que, para reforçar o fornecimento de água, o está em curso a abertura de furos nas imediações do sistema de Chude, como também está a ser substituída a tubagem do sistema de Chomba, que actualmente se encontra degradada. “A tubagem encontra-se com muitas derivações. Estamos a reabilitar o sistema, desde a área de captação até ao posto de distribuição. O sistema de Chomba passou de 670 metros cúbicos para 520 metro cúbicos e suporta 25 aldeias da zona Norte do distrito para além da vila-sede. Por isso, o volume de água não é suficiente para responder à demanda”, disse o delegado.

Dados indicam que o aumento da população deslocada nos últimos tempos contribuiu para a incapacidade de cobertura no abastecimento de toda população da vila de Mueda. “Estamos numa situação em que tudo está diferente em relação aos anos anteriores, mas pedimos a calma da população porque estamos a trabalhar para resolver o problema. Vamos expandir os sistemas de água para mais bairros da vila”, tranquilizou Lucas Hilário.

Moradores na vila de Mueda afirmam que a crise de água está a criar desconforto da população que, todas as manhãs, caminham à procura de pelo menos um bidão de 20 litros de água que chega a custar entre 50 a 90 meticais.

O residente Moisés Murrupa conta o drama que se vive em Mueda. “Quando a chuva cai em abundância, a população recorre a cisternas, mas, estamos agora em momento mais crítico porque todos os depósitos estão sem água. Estamos a tentar caminhar para zonas baixas, próximas a rios, para obter um pouco de água para sobreviver”, disse Moisés Murrupa.

Maria Paulo e Teresa Funde são também moradoras da vila de Mueda. As mulheres contam que o cultivo de alimentos está a ser prejudicado porque, todas manhãs, antes de se dirigir às machambas, a população sofre à procura de água para o consumo.

O Município de Mueda sabe que falta água nos bairros da vila. Por isso, tem um projecto orçado em cinco milhões de meticais a serem usados para a construção de um pequeno sistema de abastecimento de água e instalação de fontanários no bairro de Chude.

Segundo o técnico para área de infra-estrutura da edilidade, Luís Muequerene, o projecto contempla a abertura do furo, montagem da bomba submersa e painéis solares, a tubagem, a construção e a montagem de fontanários com seis bicos e cisterna plástica para armazenamento e distribuição.