A primeira época da campanha agrícola 2021/2022 está comprometida no posto administrativo de Chaimite, distrito de Chibuto, em Gaza, por conta de pragas e chuva que não cai desde finais de 2021.

Para a presente campanha agrícola, Chaimite planificou a preparação de 13 mil e 52 hectares, tendo sido lavrados ao momento nas zonas baixas 11 mil e 410, onde já foram semeados nove mil hectares de milho, abóbora, rama de batata-doce e feijões. Os números podem não ser atingidos porque Gafanhotos e ratos estão a devorar grandes extensões de machambas dos camponeses. O governo distrital já está à procura de assistência para contornar a situação.

Segundo chefe do posto administrativo de Chaimite, Samuel Ubisse, as pragas são recorrentes. ‘‘A produção da campanha agrícola passada não atingiu as metas planificadas, de 70 mil toneladas, também devido a pragas de ratos gigantes e gafanhotos, que destruíram grandes áreas já cultivadas. Do total, colheu-se apenas 63 mil toneladas em nove mil hectares, pois sete mil hectares foram devorados”, contou Samuel Ubisse adicionando que a seca está também a influenciar negativamente a produção de alimentos em Chaimite.

Seis mil hectares disponíveis nas margens do rio Limpopo foram recentemente entregues a uma equipa de agricultores mobilizados pelo governo com o objectivo de compensar os estragos que estão a ser causados pela seca e pelos gafanhotos e ratos. “Aqueles espaços estão a resultar em produção satisfatória. Podemos destacar a qualidade e quantidade das hortícolas que de lá estão a sair. A título de exemplo, os agricultores conseguem colher uma média de 730 caixas de tomate por dia”, contou a fonte.

Para a campanha agrícola 2021/2022, o posto de Chaimite está a incentivar os produtores locais a apostarem no plantio de rama de batata-doce pois, com esta cultura, pode-se contornar o problema da escassez de chuva assim como se pode antecipar o problema de insegurança alimentar que pode advir de um provável surto de gafanhotos ou ratos.

O medo imposto pela escassez da chuva também se alastra para o sector pecuário que, na campanha agrícola 2020/2021, foi assolado pela peste suína. Apesar do flagelo da campanha passada, Chaimite registou um crescimento significativo na ordem de 71 porcento na espécie suína. O Posto  de Chaimite conta actualmente com quatro tanques para realização de banhos carracicidas e 20 mangas de tratamento de gado.

Grande parte da população do posto administrativo de Chaimite dedica-se à agricultura. Apenas nove mil pessoas ocupam-se da pecuária, especialmente da criação de aves e gado bovino, caprino, ovino, asinino e suíno.