O Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, presidiu esta terça-feira (19/07), a sessão de abertura do vigésimo sexto (XXVI) Conselho Coordenador (CC) do Instituto de Comunicação Social (ICS), que se comemora sobre o lema “ICS, 45 anos por uma comunicação social inclusiva, promovendo a paz, unidade nacional e o desenvolvimento das comunidades”.
Segundo o secretário do Estado, é sempre agenda do presidente da República, Filipe Nyusi, a resolução dos problemas que afectam Moçambique, nomeadamente, o acesso à água, expansão da energia eléctrica, aumento da produção e produtividade agrária, construção de mais escolas e postos de saúde, preservação da integridade territorial, paz e segurança. Enquanto isso, a história do ICS é marcadamente voltada à participação activa na melhoria da qualidade de vida das comunidades através da comunicação dos respectivos problemas rumo ao desenvolvimento do País.
A fonte diz reconhecer que o lema escolhido pelo ICS é actual e entrelaça com os objectivos traçados pelo Governo no âmbito da implementação de políticas e estratégias do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, sobretudo na melhoria dos serviços de comunicação social e prestação de informação de qualidade às comunidades. “A informação prestada com qualidade e isenção protege as comunidades das desinformações, no envolvimento de actos criminais, a exemplo, na participação de actividades terroristas, greves e outros males que em nada contribuem para o progresso das comunidades”, disse Vicente Joaquim.
A directora substituta do Gabinete de Informação (GABINFO), Cecília Napido, que também participou do evento, lembrou que o ICS foi criado no âmbito da política de informação em vigor na altura, que se foi transformando com o tempo, mas sem deixar de promover a comunicação para o desenvolvimento. “Esta instituição sempre foi visível no impacto socioeconómico das acções (do Governo) nas comunidades rurais de Moçambique, o que ditou o seu crescimento e a sua expansão no território nacional” – disse Cecília Gonçalves acrescentando – “Acreditamos que os temas de reflexão deste Conselho Coordenador irão aprofundar e consolidar o trabalho dos gestores do ICS em matéria de comunicação para o desenvolvimento”.
Em entrevista, a directora-geral, Fárida Costa, lembrou que o CC do ICS se realiza anualmente e, este ano, a Instituição pretende sublinhar a filosofia “Comunicação para o Desenvolvimento”. “É por isso que, entre os dias 19 e 21 de Julho, vai haver uma capacitação dos gestores da Sede e das Delegações Provinciais sobre a nossa filosofia, para incentivarmos a prática de comunicação para o desenvolvimento. Vamos ainda fazer a avaliação do nosso Relatório Anual de 2021, para debater as diversas acções realizadas pela Instituição. Vamos também avaliar as recomendações com as quais ficamos em 2021”, concluiu a directora.
Uma nota, a fechar, indica que serão alinhados no CC os preparativos para a comemoração dos 45 anos do ICS, agendada para Setembro do ano em curso.