O Secretário do Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, dirigiu na manhã desta quinta-feira (08/09), na Escola Secundária Força do Povo, distrito municipal Kamavota, a Cerimónia do Dia Internacional da Alfabetização.

Segundo Vicente Joaquim, a educação é um instrumento vital e de capital importância para o empoderamento das comunidades visando a unidade nacional, erradicação do analfabetismo, domínio da ciência, técnica e aprofundamento do conhecimento, bem como a formação moral e cívica dos cidadãos.

Alfabetizar o nosso povo é o caminho seguro para a sua afirmação na vida social, política e económica. É por essa razão que o saudoso presidente Samora Machel apregoava que na formação da nossa consciência todos devíamos tomar a educação ou a escola como uma base para o povo tomar o poder”, acrescentado que “a luta pela erradicação do analfabetismo no país e em particular na cidade de Maputo, requer de todos nós o maior engajamento para o incentivo das pessoas adultas que por razões de várias índoles não pudera ter o privilégio de frequentar qualquer tipo de ensino”.

O Secretário explicou que segundo o resultado do censo de 2017 realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, a Cidade de Maputo é a única parcela do país com a taxa de analfabetismo mais baixa, com cerca de 7.5 porcento.

Esta vitória que a cidade de Maputo vem alcançado na luta contra o alfabetismo não é fruto exclusivo da implementação das políticas governamentais, mas sim é o fruto do envolvimento de todos na luta contra este fenómeno”, disse o secretário.

Com o evento, pretende -se reafirmar o compromisso do governo de tornar o país numa referência a seguir no que diz respeito a criação de oportunidades de ensino básico para todos os moçambicanos e independentemente do local em que se encontram. A visão pode ser consubstanciada pelos resultados que tem alcançado a nível da cidade de Maputo no âmbito da implementação da prática de programas de alfabetização e educação de jovens e adultos.

Vicente Joaquim disse que o Conselho de Serviços em Representação do Estado na Cidade de Maputo, no âmbito da implementação do programa quinquenal do governo 2020/2024 e do plano estratégico da educação 2020/2029, tem estado a realizar diversas actividades com vista a alfabetizar jovens e adultos que por diversas razões não desenvolveram as suas competências de leitura, escrita e cálculo.

Para este ano, foram escritos na cidade de Maputo dois mil e 442 alfabetizados correspondendo a 83.7 porcento em relação a meta estabelecida de dois mil e 916”. Concluiu dizendo que o número dos alfabetizados acima mencionados, foram distribuídos em 150 turmas de todos os níveis de alfabetização, nos 70 centros existentes na cidade de Maputo, foram igualmente contratados 147 alfabetizadores sendo 177 homens e 70 mulheres, registando um aumento de 16.3 porcento.

O dia internacional de alfabetização e educação de jovens e adultos decore com o lema “Transformando os Espaços de Aprendizagem da Alfabetização”.

Texto e fotos: Raquel Mendes