Este serviço é fornecido através de campanhas de mobilização social por uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos de comunicação e mobilização social e especialistas das áreas do objecto da mobilização social. Quer seja, saúde, educação, saneamento do meio, calamidades naturais, mercados rurais, registo de nascimentos, entre outros.

As unidades móveis do ICS, através do sistema sonoro de altifalantes numa viatura em movimento, percorrem áreas rurais e periurbanas, disseminando mensagens informativas e educativas e projectando filmes educativos em telas gigantes, quer em salas fechadas ou em campos abertos, seguido de debates com o público participante.

Através destas unidades, o ICS produz e veicula Spots e programas audiovisuais educativos; Produz e projecta vídeos, documentários e filmes educativos com diversas temáticas extraídas das pesquisas de audiência, vivências das comunidades rurais e dos projectos e programas de desenvolvimento rural.

Por ser unidade multimédia, as mensagens são igualmente difundidas com recurso a peças teatrais e/ou expressões culturais envolvendo actores locais.