Associação “Kupedza Urombo”, uma agremiação agropecuária criada em 2010, contando com 36 membros, dos quais 21 homens e 15 mulheres, está a destacar-se na exploração de 104 hectares de terra no bairro Agostinho Neto, na cintura verde da cidade de Chimoio, tendo como destino da sua produção o mercado local e consumo dos associados.

Segundo o secretário da associação Kupedza Urombo, Manuel Soda, com os resultados da produção, uma parte do valor obtido é colocada na caixa de poupança da Associação e o resto distribuído pelos membros, para a satisfação das necessidades individuais.
Os comerciantes compram os nossos produtos para revender em vários mercados das cidades de Chimoio e Beira. Muitas senhoras, membros da associação, usam o dinheiro para despesas escolares das crianças. Igualmente, eu uso o dinheiro proveniente das vendas dos produtos para sustentar os meus filhos na escola”, destacou o secretário da associação.

Soda lamenta a falta de apoio em insumos agrícolas por parte do Serviço Distrital das Actividades Económicas (SDAE) de Chimoio, sendo que os agricultores não estão a poupar esforços para produzir hortícolas, da mesma forma que estão a contribuir para o crescimento da cidade e para o combate contra a fome.

Os agricultores do distrito de Vanduzi recebem insumos para o trabalho de campo, mas nós aqui em Chimoio não recebemos porque dizem que não temos onde produzir, mas estes produtos que estão a ver são cultivados aqui em Chimoio”, defendeu o secretário.