A Comissão Provincial de Eleições anunciou esta segunda-feira (05/06) que, de 20 de Abril a três de Junho, a Cidade de Maputo recenseou um total de 635 mil e 477 pessoas, de um universo de 728 mil e 946 eleitores, o que corresponde a 87,15 porcento da meta planificada.

Segundo a presidente da CNE da Cidade de Maputo, Ana Chemane, os dados são satisfatórios e antecipa-se grande afluência de eleitores aos postos de voto no dia 11 de Outubro do corrente ano.

A divulgação dos cadernos eleitorais para a observância dos possíveis erros nos cartões de eleitores, com a duração de quatro dias, iniciou esta segunda-feira e termina na próxima quinta-feira (08/06).

A fonte relatou algumas incidências do processo de recenseamento. “Foram criados 197 postos eleitorais fixos a nível da Cidade de Maputo, organizados pelos órgãos eleitorais. Houve melhorias no atendimento ao longo do tempo, devido ao novo equipamento e à observância das necessidades dos portadores de deficiência”, informou Ana Chemane, clarificando que alguns postos eleitorais foram colocados em infra-estruturas locais, tomando em consideração o acompanhamento dos portadores de deficiência por parte dos brigadistas.

Segundo a fonte supracitada, foram verificados eleitores imigrantes, pelo que a CNE apelou para que se registassem no posto mais próximo à sua residência, mas observando todas as medidas recomendadas para o registo. “O recenseamento foi feito de forma ordeira, mesmo tendo havido lotações em determinados postos e pouca adesão em outros, como o distrito Municipal Kamaxaquene” – disse Chemane acrescentando – “Verificou-se, nos últimos dias de recenseamento, muita adesão aos postos eleitorais, por isso tivemos de estender o tempo de atendimento para que mais munícipes pudessem recensear.”

Dados indicam que o recenseamento durou até o último minuto previsto pelo STAE e, até ao penúltimo dia, a Cidade de Maputo já tinha recenseado 82 porcento da meta.

A CNE havia planificado recensear cerca de 10 milhões de eleitores em todo o País.

 

Texto: Clédia Siquela e Neima Muenda