O Instituto de Comunicação Social é uma instituição pública dotada de autonomia administrativa, que tem por objectivo principal a comunicação para o desenvolvimento da zona rural.
Missão
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população vulnerável, particularmente das zonas rurais, através de programas de comunicação para o desenvolvimento.
Visão
Instituição de referência na área de Comunicação para o Desenvolvimento.
Objectivos
Concepção, produção, difusão e avaliação dos materiais informativos e educativos em apoio aos projectos e programas de desenvolvimento, em particular das comunidades rurais.
Valores
Profissionalismo, isenção e imparcialidades, integridade, criatividade, proactividade e trabalho em equipa.
Mandato
É Mandato do Instituto de Comunicação Social, promover a melhoria de qualidade de vida das comunidades rurais, através de programas de informação, Educação e Comunicação (IEC), no âmbito do cumprimento dos objectivos dos programas de desenvolvimento do país.
Actividades
Concepção, produção, difusão e avaliação de material informativo e educativo, em apoio aos projectos e programas de desenvolvimento das comunidades rurais.
Participação na execução de projectos e programas de desenvolvimento e integração orientadas para a melhoria das condições de vida das comunidades rurais, com prioridade para as áreas de saúde, educação, agricultura, água, construção, tecnologia básica, meio ambiente e educação cívica.
Mobilização Social
Serviço realizado através das unidades móveis que constituem meios de mobilização e sensibilidade social das comunidades rurais e periurbanas para várias finalidades, de acordo com objectivos pretendidos / ou traçados. A unidade móvel é constituída por uma equipe multidisciplinar: técnico de rádio e televisão e técnico de pesquisa e a validação.
Produção de vídeos temáticos
Serviço realizado a partir dos centros de produção instalados em todas as delegações provinciais do ICS. A sua divulgação será feita através das unidades móveis, RTVCS e do programa “Canal Zero”. Serão produzidos igualmente vídeos que auxiliam as campanhas de mobilização social dos órgãos governamentais e não só (exemplo: campanhas de vacinação, etc.) e sensibilização das comunidades de forma rotineira.
Concepção, produção, e difusão de materiais IEC
Material dirigido para o público e líderes das comunidades rurais com o objectivo de apoiar a divulgação da organização da vida comunitária, abordando assuntos relacionados com a saúde, educação, agricultura, água, saneamento do meio, educação cívica, entre outros.
Programas para rádios e Televisões Comunitárias
Meios de comunicação social usados sistematicamente para a concepção, produção e disseminação de programas locais e mensagens informativas e educativas nas comunidades rurais e geograficamente definidas.
Programas para rádios e televisões comunitárias e outras emissoras de radiodifusão
O ICS gere em todo o pais 41 rádios comunitárias, voluntários e um comité de gestão que integra membros influentes da comunidade. Para a sua rede de RCs, o ICS conduz vários programas com a participação das populações rurais em áreas temáticas como agricultura (produção agrícola e agricultura de conservação), saúde (prevenção de doenças endémicas e epidémicas incluindo HIV/SIDA), água e saneamento (privilegiando a higiene ou saneamento do meio e o acesso a água potável), educação (alfabetização de adultos e educação da rapariga), meio ambiente (mitigação de queimadas e preservação ambiental), entre outras.
Atribuições e Competências do ICS
São atribuições do ICS:
Realização da política de comunicação social definida pelo Governo para as zonas rurais;
A utilização combinada de meios modernos e tradicionais, em ordem a suscitar melhorias nos métodos de trabalho;
A realização de experiências no domínio da comunicação social, sobre a linguagem, recepção, compressão e retenção de mensagens;
A implementação de programas e medidas para o aumento do nível educativo e técnico-profissional dos funcionários do ICS, de acordo com a legislação em vigor
Produção, edição e difusão de material audiovisual sobre programas relacionados com os objectivos e atribuições do ICS
Apoiar os projectos e programas de desenvolvimento das comunidades rurais;
Desenvolver canais de radiofusão e de imagem televisiva comunitária;
Promover o fluxo de informação entre as comunidades locais e a nível nacional;
Implantar e consolidar a rede de correspondentes populares (comunitários);
Participar na concepção e recolha de opinião no sentido de melhorar os conteúdos informativos dos órgãos de comunicação social nacionais;
Combinar a utilização de meios modernos e tradicionais, em ordem a suscitar melhorias nos métodos de trabalho em especial das comunidades rurais;
Realizar experiências no domínio da comunicação social, sobre a linguagem, recepção, compreensão e retenção de mensagens;
Formar o pessoal de ICS e de outros organismos mediante uma relação contratual em técnicas de comunicação social, de pesquisa e de manutenção de equipamentos;
Organizar palestras, debates e seminários em volta das actividades do instituto;
Produzir, editar, e difundir audiovisual sobre programas relacionadas com as atribuições do ICS.