O Governador Daniel Chapo, deslocou-se recentemente a vários distritos da província de Inhambane para conversar com líderes comunitários, com vista a estancar a onda de suicídios e homicídios que se registam naquela parcela do País.

No quadro das visitas, Daniel Chapo tem priorizado discussões sobre os reais motivos que influenciam a população local a recorrer à morte para resolver conflitos sociais.

Segundo o governador, nos últimos dias, Inhambane está a registar os maiores números de autocídio e Inharrime é o distrito com mais registos a nível da província. Dados indicam que os casos envolvem maioritariamente menores de idade.

Uma das visitas de Chapo aconteceu a 19 de Maio do ano em curso, no distrito de Inharrime. Na visita, os participantes defenderam que está a acontecer uma “perda dos valores morais e culturais por parte da sociedade, o que faz com que não haja educação, sobretudo das crianças”. Por isso, disseram os participantes, “o governo é desafiado a rever algumas de decisões que se traduzem em leis”, disse Eugénio Simbe, Régulo de Nhanombe.

Na ocasião, Daniel Chapo disse ter registrado todos os conselhos dados, tendo exortado aos líderes comunitários e religiosos a, através da promoção de palestras, sensibilizarem as comunidades para evitarem os suicídios e homicídios que dominam o distrito.

Texto: Felisberto Guilima