O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) lançou esta quinta-feira (11/08) a edição 57 da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que este ano vai decorrer de 29 de Agosto a 4 de Setembro.

O evento foi presidido pelo ministro Silvino Moreno, segundo o qual a FACIM é uma plataforma de divulgação massiva e expressiva de produtos e serviços de empresas nacionais e estrangeiras. Participando da FACIM, as empresas, especialmente as nacionais, abrem-se para o mercado de exportações e podem assim contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.

O presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), que também participou do lançamento da FACIM, fez lembrar, na ocasião, que a FACIM acontece num período em que o Presidente da República, Filipe Nyusi, apresentou medidas de estímulo à economia nacional que a curto ou longo prazos vão minimizar o custo de vida. “As medidas vão aliviar o sector empresarial, o que contribuirá na diversificação das exportações e melhor adesão de Moçambique na Zona de Comércio Livre”, afirmou Vuma, acrescentando que prevalecem desafios de o   sector empresarial nacional apostar em produtos com padrões de qualidade internacionais.

Premiados melhores exportadores

No lançamento da FACIM, foram premiadas as cinco melhores empresas exportadoras de 2022, a destacar a Murrimo Macadâmia, Nova Sun,  Sunshine Nuts, Belúzi Bananas e Chá de Mangoma.

O representante da Murrimo Macadâmia, Diamino Nhanombe, disse no acto da distinção que a  sua empresa continuará  a desenvolver esforços com vista a colocar a macadâmia de Moçambique além fronteiras, pese embora o comércio desta cultura ainda esteja na fase embrionária no País.

Texto e fotos: Guilherme Chaúque