Quatrocentas e 29 crianças refugiadas dos ataques terroristas em Cabo Delgado e dos conflitos armados no Centro do país, que vivem nos centros de acomodação de Bela-Vista e Maziguera, no distrito de Gondola, província de Manica, estão a beneficiar de apoio do sector de educação e parceiros.

Os meninos ganharam, recentemente, conjuntos de material escolar para iniciarem o ano lectivo com o “pé direito”. Implementada para aliviar as dificuldades financeiras de pais e encarregados de educação, a actividade é desenvolvida pela Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH) de Manica e seus parceiros.

Falando na cerimónia de entrega do material em Gondola, o director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Gondola, Albino Chaparica, disse que, através do projecto “Eu sou capaz”, os petizes naqueles centros de acomodação já beneficiaram de uniforme escolar e um dos objectivos desta oferta é desencorajar a desistência escolar, especialmente em meninas. ‘‘As raparigas têm tido um tratamento especial através do projecto “Eu Sou Capaz”. A atribuição de material escolar é uma forma de encorajá-las a manter-se no sistema de ensino e aprendizagem, evitando assim uniões prematuras”, disse Albino Chaparica.

Alguns pais e encarregados de edução, que presenciaram a oferta do material escolar, enalteceram o apoio prestado pelo SDEJT e seus parceiros e pediram para que iniciativas do género aumentem, de modo a impulsionar a educação das crianças de Cabo Delgado.