O secretário-geral do partido Frelimo, Roque Silva, visitou no fim de Janeiro do ano em curso, a sede do Instituto de Comunicação Social (ICS), com o propósito de inteirar-se das actividades que esta instituição desenvolve na arena da comunicação social em Moçambique.

Segundo Roque Silva, nos primeiros anos de independência, muitas famílias moçambicanas não tinham aparelho de rádio, mas conseguiam ter acesso a notícias através dos centros de comunicação do ICS que existiam em quase todas as aldeias e principais centros urbanos, onde se podia ter informação de vária natureza, incluindo avisos meteorológicos.

O ICS é uma instituição que não deve ser perdida de vista, que precisa de muito incentivo e estímulo, olhando para aquilo que é o seu grupo-alvo, a população que reside no campo, onde ainda existem limitações de ordem financeira e material. Desde os primeiros anos de independência, o ICS desempenhou um papel preponderante no aceso à informação para o cidadão, sobretudo aquele de baixa renda”, disse Roque Silva.

De acordo com o secretário-geral, há muitos programas educativos, formativos e de divulgação do país real que o ICS tem estado a transmitir, tais como o Canal Zero e o jornal O Campo. “São programas que são feitos a custo zero e, se não prestarmos atenção no incentivo a esses homens e mulheres que carregam esta actividade toda, podemos pôr em causa aquilo que são direitos fundamentais e universais do cidadão das zonas rurais, que é o acesso à informação que possa contribuir para a formação do homem que nós pretendemos. Como partido, queremos contribuir para o crescimento desta instituição que não só pertence ao Estado, mas também ao cidadão”, referiu Silva.

O secretário-geral disse ter sido “uma grande privilégio” visitar o ICS e a Frelimo está ciente do trabalho que a instituição tem vindo a fazer a nível do País. “É uma grande honra porque é aqui, nas comunidades recônditas, onde estão as nossas bases, o nosso partido. Sentimo-nos muito lisonjeados pela visita”, enalteceu o visitante.

Roque Silva foi recebido pela directora-geral do ICS, Fárida Abdula, que, na ocasião, partilhou alguns desafios que a instituição enfrenta no ramo da modernização e digitalização das rádios e televisões comunitárias distribuídas por todo o País. “Nosso desejo é também aumentar o raio de transmissão da Rádio Nacional Educativa Rural para que seja ouvida nas comunidades de todo o País. Nos próximos pleitos, de 2023/24, precisaremos de meios de transporte para garantir o direito à educação e informação eleitoral nas comunidades mais recônditas do País”, disse a directora-geral.

Durante a visita ao ICS, o secretário-geral da Frelimo ofereceu duas mil e 200 máscaras para os trabalhadores e colaboradores do ICS.