A população do posto administrativo de Zâmbuè, no distrito de Zumbo, passou a contar com um novo sistema de abastecimento de água desde Janeiro do ano em curso, facto que aumenta para 54 porcento o nível de cobertura no abastecimento de água na província de Tete.

Orçada em 35 milhões de meticais, a nova fonte de água foi construída no âmbito do programa PRONASAR.  Zumbo passa a ter 46 mil pessoas a consumir água potável e, só no posto de Zâmbuè, a água já chega para três mil dos 6 mil habitantes existentes.

As infra-estruturas foram inauguradas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, segundo o qual mais de 5.3 milhões de pessoas serão abrangidas pelos serviços de abastecimento de água nas zonas rurais até finais do presente quinquénio.  “Para o sucesso do programa, estão em construção 11 fontes e 12 sistemas de abastecimento em nove distritos da província de Tete, 8 fontes de água e dois sistemas de abastecimento em Maloweira, no distrito de Marávia, sem contar com esta de Zâmbuè que acabamos de inaugurar”, disse Nyusi.

Falando no evento de inauguração da fonte de Zâmbuè, o governador, Domingos Viola, disse que, graças a vários projectos em implementação na província, Tete está a aumentar o número de cidadãos com acesso a água potável, mas, apesar dos avanços, persistem ainda desafios para a expansão dos projectos. “Os tributos que acabaram de testemunhar não apenas impactam na disponibilidade de água potável. Esta obra constitui igualmente um importante recurso para a diminuição da ocorrência de doenças de origem hídrica, do absentismo escolar por doenças e, consequentemente, um precursor para a melhoria do rendimento escolar das crianças desta região”, adicionou Viola.

Refira-se que o sistema ora inaugurado será gerido pela Associação dos Artesãos, uma organização local.