Nos dias 11 e 12 de Fevereiro do ano em curso, no distrito de Chiúta, província de Tete, decorreu a capacitação de raparigas em matéria de palestras e conteúdos programáticos para produção de programas radiofónicos, enquadrada no âmbito de um novo projecto de sensibilização das comunidades para a mudança de atitude e fortalecimento das raparigas de Chiúta.

Organizada pelo Grupo de Mulheres Jornalistas para Empoderamento da Rapariga nas Comunidades (GMJERAC), em parceria com o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC)-ALIADAS, a capacitação visava ainda contribuir para a redução de uniões prematuras nas comunidades.

O projecto de sensibilização pretende usar programas radiofónicos como instrumento de divulgação de conteúdos como as leis de família, dos direitos da mulher, entre outros, que farão com que as raparigas não sejam excluídas socialmente nas comunidades.

A primeira fase do projecto vai durar três anos, terá Chiúta como distrito-piloto e vai abranger 150 raparigas que vão integrar-se no grupo de activistas para sensibilizar as comunidades através de programas de rádio, palestras e peças teatrais.

O GMJERAC quer que, até ao fim do projecto, tenha havido grande contribuição para a redução de uniões prematuras, da violência baseada no género e de casos de exclusão social da rapariga, especialmente em Chiúta.

No acto que simbolizava o arranque da campanha, o secretário permanente do distrito, Manuel Cebola, agradeceu o grupo por honrar o distrito com o projecto. “É uma honra. Com este projecto, vamos empoderar as raparigas para um futuro melhor. Os formandos devem disseminar as mensagens-chave e a rádio será o veículo usado para que a mesma chegue às comunidades”, disse no acto de abertura.

O GMJERAC foi criado em Abril de 2018 por um grupo de jornalistas residentes na província de Tete.