Os produtores do Distrito de Chiúre, zona centro de Cabo Delgado perderam dois mil e novecentos hectares de milho, amendoim e mandioca da primeira época da presente campanha agrária 2021/22, em três mil e 927 hectares, consequência de ataques de ratos do campo durante a sementeira, motivada pela caída tardia de chuvas.

A Directora dos Serviços Distrital das Actividades Dconómicas de Chiúre, Ricardina Roche,que informou que foram lavradas e semeadas 86.229 hectares, dos 78.812 hectares planificados, realização de 100 porcento, com perspectiva de colher 226 mil e 536 toneladas de produtos alimentares. Comparativamente da campanha agraria passada foi de 226 mil e 19 toneladas com um registo de crescimento de 9.2 porcento dos 86 mil e 25 hectares planificados.

Em correlação as culturas de rendimentos foram planificados 19 mil e 385 hectares e realizados 13 mil e 739 hectares o que representa uma realização de 70.9 porcento com previsão de colher 22 mil e 301 toneladas contra 18 mil e 997 toneladas da campanha agrária passada o que representa um crescimento de 16 porcento.
De acordo com Ricardina Rocheque, o Programa SUSTENTA tem um impacto positivo nos produtores do Distrito de Chiùre, disponibiliza insumos agrícolas até aos locais mais recônditos, onde esteja o camponês a fazer suas machambas.

Nesta campanha agrária foram envolvidos 174 pequenos produtores no âmbito do Programa SUSTENTA. Trata-se de adubos NPK milho, feijões, gergelim, arroz feijões boer e insecticidas para combate das pragas e pulverizadores. Neste vertente conta se com uma base que na presente campanha recebeu uma máquina semeadora para além do tractor recebido na campanha transacta.

Segundo a directora do SDAE, através do fundo do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural alocou-se 914.937.6 toneladas de insumos agrícolas para distribuir às famílias deslocadas nos centros de reassentamento de Marrupa, Katapwa sede, Ntaningani, Micolani Rihile e Tutula assim como as famílias acolhedoras. O material é constituído por enxadas, catanas, adubos, amendoim, feijões nhemba e manteiga. O projecto Cores, Seved Childre e Olipa Odys, também apoiaram aos deslocados do terrorismo em insumos agrícolas. O distrito recebeu 36 extensionistas deslocados dos ataques terroristas dos distritos das zonas norte e centro da província e integrados nos seis postos administrativos.

Os 55 extensionistas clamam de transportes para supervisão das actividades agrícolas nas machambas dos produtores. Neste momento o distrito tem 29 motorizadas distribuídas em igual número de técnicos extensionistas.

Os técnicos montaram em todos postos administrativos e localidades campos de demonstração dos resultados, para ensinar o produtor como fazer sementeiras em linhas, utilizando compasso, como devem revirar a terra, não queimar capim, porque empobrece o solo e uso da semente melhorada.
Os produtores do Distrito de Chiúre produzem milho, mandioca, mapira, batata-doce, arroz em pequenas quantidades e feijões, a mandioca como cultura de bandeira por ser mais cultivada e consumida a nível do distrito.

Ricardina Francisco Rocheque apela aos produtores, caso queiram vender seus produtos para levar uma licença de venda nos serviços distritais das actividades económicas de Chiúre para vender a qualquer do distrito ou província, no entanto não deve venderem todos produtos quanto frescos, deve deixar uma parte secar para servir de semente para a campanha próxima.